terça-feira, 19 de abril de 2011

PÓLO DE LEITURA “LER E LER”, DO MUNICÍPIO DE BETIM, REALIZA SEMINÁRIO GRATUITO E ABERTO AO PÚBLICO

O Brasil é conhecido como um país onde as pessoas não cultivam o hábito da leitura. Mas, iniciativas como o projeto Pólo de Leitura “Ler e Ler”, que celebra um ano de atuação em Betim neste mês, tem como meta reverter essa realidade e implantar uma cultura leitora, pelo menos entre os moradores de quatro regiões administrativas desse município: Citrolândia, Imbiruçu, Norte e Vianópolis. Com o intuito de fazer um balanço dos principais resultados conquistados até o momento, realizou-se um seminário na quinta-feira, dia 17/03, às 18h30, no auditório da PUC Betim.
Além da Ramacrisna, organização responsável pela coordenação do Pólo, outras três instituições betinenses também participam do Pólo de Leitura, que conta com o apoio do Instituto C&A de Desenvolbvimento Social. São elas: Grupo de Crianças Carentes da Vila São Caetano (Griasc); o Instituto Casa Santa (Incas) e o Salão do Encontro.
Representantes de todas elas estarão na ocasião, que também terá a presença de dois palestrantes. Um deles é o escritor Anderson de Oliveira e o outro é o ilustrador Walter Lara.



Conforme Walter Lara, a ilustração presente na capa e no interior dos livros são, em um primeiro momento, responsáveis por despertar o interesse, sobretudo, de crianças e adolescentes, por determinada obra literária. “O primeiro contato que um leitor tem com o livro é visual. A partir daí, ele começa a entrar na história e a se interessar pelo texto. O livro ideal é aquele em que palavras e desenhos se completam, sem que prevaleça nenhum dos dois elementos”, ressalta o profissional, que abordará em sua fala, justamente, a importância da ilustração. 

Já o escritor Anderson de Oliveira, durante sua palestra, explicou como funciona o processo de produção de livro, que passa por diversas etapas, até chegar às prateleiras da livrarias, bibliotecas, ou à estante da casa do leitor. “O assunto estará direcionado a um público mais adulto, que tenha interesse por literatura, como acadêmicos, pedagogos e professores. Entretanto, penso que o público leigo, que goste de livros, também poderá ter interesse pela palestra”, ressalta.

Anderson de Oliveira (escritor), Walter Lara (ilustrador), Américo (presidente da Missão Ramacrisna) Tânia (coordenadora do Polo de leitura Le r Ler).


                                                                 
                                                                  
                                                                            
 Mediações realizadas durante o seminário: Roda de Leitura, Cochicho Poético, Cordel Encantado e Livro de Imagens.
                                                 
 

Momento de lançamento da revista Ler e Ler

Nenhum comentário:

Postar um comentário