terça-feira, 19 de abril de 2011

Formação de Mediadores no Salão do Encontro

Aconteceu no Salão do Encontro em de fevereiro de 2011 o curso
Palavra em Movimento
Com Sandra Bittencourt e Babu Xavier.

Por que estudar, ler, degustar, viver a literatura?
Por que uma notícia de jornal dura apenas o durável, e dura enquanto dura o dia?
Já esta mesma notícia, transformada em um poema, dura uma eternidade?
Que poder tem estas palavras, que, praticamente, são as mesmas e têm a eternidade como companheira? 
Quando começamos a ler e a escrever as palavras nos levam para mares nunca dantes navegados.
A literatura, como toda a arte, é uma transfiguração do real, e a realidade recriada através do espírito do artista e retransmitida através da língua para as formas, que são os gêneros, e com os quais ela toma corpo e nova realidade.
No texto literário, a palavra além de informar, esclarecer, iluminar, ela tem outra função, que é, de produzir literatura.
Neste contexto, a palavra funciona como objeto artístico, capaz de provocar, modificar, iluminar a realidade do mundo e a nossa realidade.
A nossa seleção foi pensada em um tema que é comum na literatura e em diversas produções culturais. O mesmo será tratado com sensibilidade, emoção, colocando em prática o princípio de que é preciso mostrar a arte da ‘palavra’ e suas ‘múltiplas linguagens’ em ação.
O fio condutor é a reflexão sobre o tema proposto para a leitura (família / a diversidade / paciência / valores/ memória e outros relacionados aos valores em transformação) e suas múltiplas linguagens destacando ideias tão necessárias ainda  ‘o conhecimento deve necessariamente principiar pelos sentidos’.




Nenhum comentário:

Postar um comentário