quarta-feira, 20 de abril de 2011

BIBLIOTECA DO SALÃO DO ENCONTRO QUE FAZ PARTE DO PROJETO LER E LER RECEBE VISITA DE AUTOR E ILUSTRADOR

     Ilustrador, escritor e representante de editora visitam a obra social


Os visitantes durante momento de interação com as crianças do Salão do Encontro na biblioteca  


O Salão do Encontro recebeu na terça-feira, 12, a visita do ilustrador Walter Lara, do escritor Anderson de Oliveira e da representante da editora Ler Lourdes Mendes. Eles conheceram os programas educacionais desenvolvidos pela biblioteca da instituição e percorreram também os espaços da educação infantil e as oficinas artesanais. Na segunda visita a obra social, Walter expressou o sentimento de voltar ao projeto. "O Salão do Encontro tem um universo profundo, aqui formam-se almas", destacou. Na primeira visita ao Salão do Encontro, Anderson se impressionou com as atividades. "O trabalho é harmonioso. As crianças têm alegria no semblante, elas estão num espaço agradável e recebem muito carinho", elogiou.


       Avidades no Dia do Livro Infantil e aniversário de Monteiro Lobato


                Crianças durante o projeto "Pé de livro" do Salão do Encontro

As bibliotecárias do Salão do Encontro Ângela Gumieri e Cristina Santos prepararam várias atividades educativas em homenagem ao Dia Nacional do Livro Infantil e aniversário do escritor Monteiro Lobato, comemorados no dia 18 de abril. Na data, as crianças da creche e da pré-escola participaram do projeto "Pé de livro". Elas colhiam os livros que estavam pendurados nas árvores do bosque da instituição, em seguida, liam as histórias embaixo das árvores. O objetivo do projeto é incentivar à leitura e o contato com a natureza. Todas as crianças do Salão do Encontro ganharam um livro infantil.

terça-feira, 19 de abril de 2011

PÓLO DE LEITURA “LER E LER”, DO MUNICÍPIO DE BETIM, REALIZA SEMINÁRIO GRATUITO E ABERTO AO PÚBLICO

O Brasil é conhecido como um país onde as pessoas não cultivam o hábito da leitura. Mas, iniciativas como o projeto Pólo de Leitura “Ler e Ler”, que celebra um ano de atuação em Betim neste mês, tem como meta reverter essa realidade e implantar uma cultura leitora, pelo menos entre os moradores de quatro regiões administrativas desse município: Citrolândia, Imbiruçu, Norte e Vianópolis. Com o intuito de fazer um balanço dos principais resultados conquistados até o momento, realizou-se um seminário na quinta-feira, dia 17/03, às 18h30, no auditório da PUC Betim.
Além da Ramacrisna, organização responsável pela coordenação do Pólo, outras três instituições betinenses também participam do Pólo de Leitura, que conta com o apoio do Instituto C&A de Desenvolbvimento Social. São elas: Grupo de Crianças Carentes da Vila São Caetano (Griasc); o Instituto Casa Santa (Incas) e o Salão do Encontro.
Representantes de todas elas estarão na ocasião, que também terá a presença de dois palestrantes. Um deles é o escritor Anderson de Oliveira e o outro é o ilustrador Walter Lara.



Conforme Walter Lara, a ilustração presente na capa e no interior dos livros são, em um primeiro momento, responsáveis por despertar o interesse, sobretudo, de crianças e adolescentes, por determinada obra literária. “O primeiro contato que um leitor tem com o livro é visual. A partir daí, ele começa a entrar na história e a se interessar pelo texto. O livro ideal é aquele em que palavras e desenhos se completam, sem que prevaleça nenhum dos dois elementos”, ressalta o profissional, que abordará em sua fala, justamente, a importância da ilustração. 

Já o escritor Anderson de Oliveira, durante sua palestra, explicou como funciona o processo de produção de livro, que passa por diversas etapas, até chegar às prateleiras da livrarias, bibliotecas, ou à estante da casa do leitor. “O assunto estará direcionado a um público mais adulto, que tenha interesse por literatura, como acadêmicos, pedagogos e professores. Entretanto, penso que o público leigo, que goste de livros, também poderá ter interesse pela palestra”, ressalta.

Anderson de Oliveira (escritor), Walter Lara (ilustrador), Américo (presidente da Missão Ramacrisna) Tânia (coordenadora do Polo de leitura Le r Ler).


                                                                 
                                                                  
                                                                            
 Mediações realizadas durante o seminário: Roda de Leitura, Cochicho Poético, Cordel Encantado e Livro de Imagens.
                                                 
 

Momento de lançamento da revista Ler e Ler

Formação de Mediadores no Salão do Encontro

Aconteceu no Salão do Encontro em de fevereiro de 2011 o curso
Palavra em Movimento
Com Sandra Bittencourt e Babu Xavier.

Por que estudar, ler, degustar, viver a literatura?
Por que uma notícia de jornal dura apenas o durável, e dura enquanto dura o dia?
Já esta mesma notícia, transformada em um poema, dura uma eternidade?
Que poder tem estas palavras, que, praticamente, são as mesmas e têm a eternidade como companheira? 
Quando começamos a ler e a escrever as palavras nos levam para mares nunca dantes navegados.
A literatura, como toda a arte, é uma transfiguração do real, e a realidade recriada através do espírito do artista e retransmitida através da língua para as formas, que são os gêneros, e com os quais ela toma corpo e nova realidade.
No texto literário, a palavra além de informar, esclarecer, iluminar, ela tem outra função, que é, de produzir literatura.
Neste contexto, a palavra funciona como objeto artístico, capaz de provocar, modificar, iluminar a realidade do mundo e a nossa realidade.
A nossa seleção foi pensada em um tema que é comum na literatura e em diversas produções culturais. O mesmo será tratado com sensibilidade, emoção, colocando em prática o princípio de que é preciso mostrar a arte da ‘palavra’ e suas ‘múltiplas linguagens’ em ação.
O fio condutor é a reflexão sobre o tema proposto para a leitura (família / a diversidade / paciência / valores/ memória e outros relacionados aos valores em transformação) e suas múltiplas linguagens destacando ideias tão necessárias ainda  ‘o conhecimento deve necessariamente principiar pelos sentidos’.




1º INTERCAMBIO DOS PESCADORES DE LEITORES



No dia 15/02/2011 aconteceu o primeiro intercâmbio entre os mediadores de leitura do Pólo Ler e Ler.
O objetivo do intercâmbio é integrar os jovens das Bibliotecas Comunitárias do Pólo  gerando o fortalecimento da rede, ampliando a formação e conscientização de novas perspectivas e possibilidades no universo literário dos mesmos.
Os mediadores da Missão Ramacrisna visitaram os mediadores do GRIASC em uma tarde prazerosa com amigos e literatura.
O intercambio teve também um bate papo com a escritora/jornalista betinense Edineia Alves falando um pouco de sua trajetória como autora.
Foi uma tarde maravilhosa de literatura e bate papo.