quinta-feira, 24 de maio de 2012

Sandra Bittencourt visita o stand dos Polos de Leitura Ler e Ler e Sou de Minas Uai

 

Cleide Moura e Sandra Bittencourt
  
Sandra Bittencourt é mãe, contadora de histórias, pedagoga, atriz, especialista em ensino especial, arte-educação e literatura infantil e juvenil. Ao longo de sua carreira vem desenvolvendo diversas atividades de incentivo à leitura. Já participou da seleção de livros para o Cantinho de Leitura e da Organização de Bibliotecas, pelo Estado de Minas Gerais, em parceria com Banco Mundial, foi coordenadora do Centro de Aperfeiçoamento Pedagógico Permanente (Cemap) em Ituiutaba (MG) e Secretária de Cultura de São Roque de Minas (MG).
 
É também autora de artigos como “Meu bebê ouve histórias”, publicado na revista Releitura, da Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte e "As bruxas estão soltas", publicado no jornal da Editora Dimensão, em 2007. Desenvolveu trabalhos de consultoria e assessoria para editoras, além de curadoria, como no 9º Encontro das Literaturas de Belo Horizonte.

Kenia e Sandra Bittencourt

 No campo da narração, Sandra Bittencourt também ministra palestras e oficinas, como "Arte de ler e Narrar histórias", " Meu bebê ouve histórias", "Brinquedos e brincadeiras do quintal a escola", "Alfabetização dos sentidos", entre outras.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Bonequinha Preta faz sucesso na Bienal do Livro 2012

Quem nunca ouviu a historia da Bonequinha Preta?

Trata-se da história da Bonequinha que cai da janela da sua casa dentro de um cesto de verduras, com isso a bonequinha acaba fazendo uma pequena viagem. Nesta viagem ela retrata o valor da solidariedade e amizade.

Pensando nisso A Biblioteca da Ramacrisna, criou o projeto itinerante "As viagens da Bonequinha Preta"em que o Livro da Bonequinha Preta, juntamente com a boneca viaja por escolas, creches e outras instituições.

Diário de Bordo

A Bonequinha Preta também vai acompanhada de um Diário de Bordo, onde é registrado todas as experiências que as crianças tiveram com a presença do projeto na instituição.

E como não podia deixar passar em branco a nossa querida Bonequinha Preta, neste momento está fazendo uma maravilhosa viagem a Bienal do Livro.

Vejam as fotos

momento de mediação na Bienal do Livro

momento de leitura


Varias pessoas queriam registrar o momento com a Bonequinha Preta







segunda-feira, 21 de maio de 2012

Confira como foi o primeiro final de semana do Polo de Leitura na Bienal


Contação de histórias, mediações, rodas de poesia e muito mais! Visite e confira as atividades dos Polos de Leitura de Minas Gerais na Bienal do Livro, que acontece até 27/05/12, no Expominas!


       Volnei Cunha Canônica, Coordenador do Programa Prazer e Ler/Instituto C&A de Desenvolvimento Social, deixa sua mensagem ao Polo de Leitura Ler e Ler:
      Parabéns! Eu tinha certeza que vocês fariam um grande sucesso. Fruto de um trabalho sério.

      Marta Helena Reis, professora, poeta e escritora, também deixou sua mensagem: 
Sou professora na rede municipal de Betim e da PBH.Também poeta e escritora premiada em concursos nacionais e internacionais.Ontem estive no estande de vocês na Bienal do livro de Minas e adorei o trabalho de todos. Parabéns.

Professora Marta Reis em atividade de Mediação no stand dos Polos de Leitura



sexta-feira, 18 de maio de 2012

MAIS UMA INTERVENÇÃO LITERÁRIA REALIZADA PELOS PARTICIPANTES DO PROJETO LER E LER

Quem tem medo do lobo mau?


Os alunos da Biblioteca Professor Arlindo Correa da Silva foram à Escola Municipal Judith de Abreu Oliveira, em Mateus Leme, para apresentar a peça “A Verdadeira História dos Três Porquinhos”, baseada no livro homônimo do autor americano Jon Scieszka.


Mais de 400 alunos lotaram o pátio da escola e assistiram a interpretação dos Amigos da Biblioteca: Renato Tadeu, Luis Henrique e Déric, acompanhados das professoras Cleide Moura, coordenadora da Biblioteca, Célia Apolinário, mediadora, e Vitória Cruz, coordenadora do Caer (Centro de Apoio Educacional Ramacrisna).

 
 
HOUVE A ENTREGA DA MALA DE LEITURA, ONDE OS LIVROS FICARÃO EMPRESTADOS PARA A ESCOLA POR 20 DIAS.

BIBLIOTECA DA RAMACRISNA, PRESENTE NO EVENTO DO PONTO DE CULTURA-CRIARTE

No dia 12 de maio de 2012, aconteceu mais um evento do ponto de cultura Criarte da Ramacrisna. A Biblioteca da Ramacrisna esteve presente, oferecendo espaço para leitura, onde o participante poderia fazer o cadastro na Biblioteca e realizar empréstimo.

A comunidade esteve presente, e pode ver de perto o trabalho realizado na Biblioteca da Ramacrisna.


                                                                   






LIVRO MÚSICA E MÃES, COMBINAÇÃO MAIS QUE PERFEITA

Assim foi a comemoração do dia das mães na Biblioteca da Ramacrisna

Os alunos que fazem parte do grupo "Pescador de Leitores", juntamente com as professoras e mediadoras de leitura Célia Apolinário e Sonia Bambirra e a coordenadora da biblioteca Cleide Moura, prepararam uma grande homenagem as mães dos alunos.

A Orquestra Joven da Ramacrisna, esteve presente com toda sua equipe. Com suas maravilhosas músicas emocionaram a todos.

Os alunos presentearam sua mães com livros e poesias. 

Orquestra Joven da Ramacrisna

Senhora Silene Gonçalves, mãe dos alunos Jefersson e Jéssica.




Polo de Leitura Ler e Ler participa de seminário para elaboração do Plano Municipal de Cultura


Foi realizado ontem na Casa da Cultura de Betim, o seminário temático: Livro, Leitura e Biblioteca. O Pólo de leitura Ler e Ler estava presente e apresentou propostas que foram apreciadas e serão encaminhadas para a Câmara Municipal, para aprovação até junho deste ano. A principal conquista desta reunião foi garantir dentro do Plano Municipal da Cultura a criação do Plano Municipal do Livro e Leitura. 

 Representantes da Funarbe e Bibilioteca Pública de Betim apreciam e avaliam as propostas


 Público presente debate as propostas para serem encaminhadas à Camara Municipal

Polo de Leitura Ler e Ler
O Polo de Leitura Ler e Ler, criado em 2010, tem um plano coletivo que fomenta a leitura dentro e fora das bibliotecas, articula quatro organizações sociais em rede visando à implantação da Política Municipal do Livro e Leitura.  Dos 15 Polos de Leitura apoiados pelo Instituto C&A de Desenvolvimento Social no Brasil, o Polo de leitura Ler e Ler é um deles  que desenvolve o Programa Prazer em Ler.
As organizações sociais da sociedade civil que coordenam o Polo de Leitura são: Ramacrisna, Salão do Encontro, Instituto Griasc de Assistência Social e Educacional e Instituto Casa Santa – INCAS. A atuação do Polo se dá em regiões de vulnerabilidade de Betim, que são: Citrolândia, Imbiruçu, Norte e Vianopólis