sexta-feira, 20 de abril de 2012

Dia do índio é marcado por atividades na Biblioteca


Alunos da Escola Desembargador Souza Lima

Em todo o país, desde 1943, através de lei instituída pelo então presidente Getúlio Vargas, no dia 19/04 celebramos o Dia do Índio. Para marcar a data, os alunos da Biblioteca Professor Arlindo Correa da Silva participam de oficinas e brincadeiras com tema indígena. Entre as atividades realizadas está a produção de cocares e pintura facial. Além disso, cada criança fez desenhos de como imaginam os povos indígenas depois de ouvirem varias histórias contadas pela professora Agnes e pela coordenadora da Biblioteca Cleide Moura.

18 de Abril: Dia Nacional do Livro Infantil

 
Em homenagem ao aniversário de Monteiro Lobato, desde 2002, com a criação da Lei Nº. 10.402/2002, que instituiu o dia da literatura infanto-juvenil, 18 de abril foi escolhido para comemorar o Dia Nacional do Livro Infantil.
O autor nasceu em Taubaté, no interior paulista em 1882, e por viver durante muitos anos na propriedade rural da família, seus personagens são inspirados na simplicidade da vida no campo. Monteiro Lobato faleceu aos 66 anos, em São Paulo.
Sítio do Pica Pau Amarelo, composto por 24 volumes, escrito entre os anos 1921 a 1947, é uma de suas obras de literatura infantil mais importantes, que ganhou vários prêmios, além de adaptações para televisão e cinema.
Quem não se lembra de Dona Benta, Tia Anastácia e Tio Barnabé e das aventuras de Pedrinho e Narizinho junto a Emilia, a boneca de pano, Visconde de Sabugosa, o boneco de sabugo de milho, Cuca, a jacaré malvada além de Rabicó, o porco cor-de-rosa e Quindim, o rinoceronte?
 
 
 
 


Escola de Juatuba recebe a peça A Verdadeira História dos Três Porquinhos




Desta vez, os alunos da Biblioteca da Ramacrisna, Renato Tadeu, Luis Henrique e Déric, acompanhados das professoras Cleide Moura, coordenadora da Biblioteca, Célia Apolinário, mediadora, e Vitória Cruz, coordenadora do Caer, foram à Escola Municipal Padre Moacir Cândido Rodrigues, em Juatuba, para contar A Verdadeira História dos Três Porquinhos, onde é o Lobo quem dá a versão dos fatos, narrada por Jon Scieszka, escritor americano