terça-feira, 12 de julho de 2011

Mediação de leitura na comunidade do Citrolândia

A Biblioteca Comunitária do INCAS desenvolveu diversas ações em função das comemorações do dia Nacional do Livro Infantil. 

A Coordenadora da Bibloteca, Gilmara Conceição Ferreira, saiu pelo Citrolancia com seus leitores e fizeram um grande movimento em prol da leitura pelo bairro.

BLITZ LITERÁRIA

 






















PIQUE-NIQUE LITERÁRIO




 

 BINGO LITERÁRIO



  
 


  

Visitaram a moradora da comunidade: Luzia Teixeira que mediou para as alunas do INCAS.




Visitaram também o Centro Infantil Municipal Dona Bizú e Creche Comunitária Estrela do Amanhã mediando leituras para as crianças.




Finalizando as atividades com visita a Escola Estadual Drº Orestes Diniz divulgando a Biblioteca para as alunas do curso Pós-médio/Magistério que se encantaram com os livros e prometeram retribuir a visita.














quinta-feira, 7 de julho de 2011

PROJETO MONIFA - MISSÃO RAMACRISNA

A Biblioteca Profº Arlindo Corrêa da Silva - Missão Ramacrisna realizou o Projeto Monifa que trabalha o tema Africanidades com o livro Os Tesouros de Monifa.

O projeto foi trabalhado com os alunos de 08 a 10 anos do Progrma Escola da Gente que é atendido nesta insitutição.



Título: Os Tesouros de Monifa
Autor: Sonia Rosa
Ilustrador: Rosinha
Editora: Brinque Book
Sinopse: 'Os Tesouros de Monifa' narra o encontro de uma brasileirinha afrodescendente com sua tataravó, Monifa, que chegou aqui de lá do outro lado do oceano, em um navio negreiro. Mesmo escrava, aprendeu a escrever e, por meio das letras que aprendeu, deixou para os filhos o maior de todos os tesouros que alguém pode herdar. Passado de geração em geração, chega o dia desse tesouro ir para as mãos da garotinha, que se encanta e emociona muito ao receber tamanha preciosidade e, com ela, descobrir a vida da sua tataravó e as suas próprias raízes.


Desenvolvimento do trabalho:

Participando do Curso a Cor da Cultura e adquirindo títulos de obras referente a Africanidades, desenvolvemos, a Biblioteca (Coord. da Biblioteca Cleide Moura) e o CAER - Centro de Apoio Educaciona Ramacrisna (Professora mediadora Célia Apolinário), um projeto literário com o livro Os Tesouros de Monifa.

Alem do objetivo principal da atividade que é o incentivo da leitura do livro, também queríamos muito fazer um resgate de acontecimentos e valorização dos fatos ocorridos no cotidiano familiar da criança.

Aconteceram momentos de contextualização sobre o tema. Foram apresentados o Mapa da Diáspora Africana e Continente Africano, conversas sobre comidas típicas africanas, penteados, brincadeiras, musicas, e cultura africana em geral.



Professora Mediadora Célia Apolinário

Coordenador da Biblioteca Cleide Moura


















Houve a apresentação do livro Os Tesouros de Monifa, os alunos ficaram encantados com a ilustração do livro. No momento da leitura houve varias intervenções com musicas e brincadeiras, os alunos puderam viajar nas historias e fizeram associações com a própria historia de vida deles, também se emocionaram com passagens do livro.

Após a leitura customizamos uma caixa juntamente com os alunos na Oficina de Artesanato. Pedimos para que cada aluno pesquisasse em casa com a família algum acontecimento na vida deles ou de conhecidos que eles sentissem como um tesouro. Após a pesquisa cada aluno confeccionou a sua carta, na Biblioteca, e um a um foram colocando-as na caixa onde ficariam guardados os nossos tesouros.


Também tivemos momentos externos quando fomos para o pátio da instituição onde trabalhamos o lúdico com musicas e brincadeiras de origem africana como Escravos de Jó e outros.






Outro momento enriquecedor e festivo foi quando fizemos penteados, estilo africano, nos alunos assim como a personagem da historia. Para a valorização das origens africanas fizemos algumas pesquisas sobre a variedade de penteados junto a internet e aos alunos também.

O material utilizado: livro, mapas, caixa customizada, material de artesanato, gominhas de cabelo e cartas para formar o tesouro. Todos os alunos fizeram relatos de fatos incrivelmente maravilhosos sobre o passado de sua família isso demonstrou o interesse e a interação deles com o projeto.

A mudança maior nos participantes foi a aceitação de nossas origens e a valorização das características africanas nela existentes. Com isso tudo o interesse dos leitores aos livros de literatura africana aumentou muito. O livro Monifa foi muito procurado pelos leitores após o trabalho.

A finalização do projeto será uma exposição de fotos e cartas (tesouros) num mural da Biblioteca e também a postagem do projeto no Blog Ler e Ler e no site da Cor da Cultura.